Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga. Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga.
Informações da matéria
Autor: MIGUEL ALENCAR
Data: 21/08/2024
Visualizações:
Ementa

DISPÕE SOBRE A OUTORGA DE CONCESSÃO ONEROSA DE USO DE ESPAÇO PÚBLICO NO FORTE SÃO MATEUS, E DÁ OUTRAS PROVIDÊNCIAS.

Justificativa

O FORTE DE SÃO MATEUS, UM DOS PRINCIPAIS CARTÕES POSTAIS DE CABO FRIO, LOCALIZA-SE NUMA ILHOTA ROCHOSA NA EXTREMIDADE NORDESTE DA PRAIA DO FORTE. CONSTRUÇÃO HISTÓRICA PORTUGUESA DO SÉCULO XVII, O FORTE SÃO MATEUS CUMPRIA UM OBJETIVO MILITAR DE DEFENDER A CIDADE DE INVASÕES FRANCESAS E HOLANDESAS E ASSEGURANDO A EXTRAÇÃO DE RECURSOS NATURAIS COMO PAU-BRASIL PARA OS PORTUGUESES.

O CONJUNTO ARQUITETÔNICO FOI TOMBADO PELO INSTITUTO DO PATRIMÔNIO HISTÓRICO E ARTÍSTICO NACIONAL (IPHAN) EM 1956 E PELO INSTITUTO MUNICIPAL DO PATRIMÔNIO CULTURAL – IMUPAC E COMPÕE, COM A PRAIA DO FORTE, UM DOS MAIS BELOS CARTÕES POSTAIS DO LITORAL BRASILEIRO.

APESAR DE SER REVITALIZADO DE TEMPOS EM TEMPOS, O TRAJETO, ASSIM COMO AS DEPENDÊNCIAS DO FORTE SÃO MATEUS SOFREM POR AÇÕES DO TEMPO E MARESIA DO LOCAL, O QUE TORNA O CAMINHO DE CHEGADA ATÉ O LOCAL EXTREMAMENTE PERIGOSO PARA AS PESSOAS QUE VISITAM O LUGAR, ALÉM DAS DEPENDÊNCIAS ESTAREM SEMPRE EM MAL ESTADO DE CONSERVAÇÃO E O ESPAÇO QUE ABRIGA EXPOSIÇÕES CULTURAIS ADMINISTRADAS PELA PREFEITURA É MUITO MAL APROVEITADO.

ASSIM, A ATUAL GESTÃO PÚBLICA, APESAR DOS ESFORÇOS, NÃO TEM CONSEGUIDO GARANTIR A CONSERVAÇÃO ADEQUADA DO FORTE E A OTIMIZAÇÃO DO ESPAÇO PARA ATIVIDADES CULTURAIS.

A CONCESSÃO PERMITIRÁ A REVITALIZAÇÃO DO FORTE, A CRIAÇÃO DE NOVOS ATRATIVOS TURÍSTICOS E A GERAÇÃO DE EMPREGOS. A CONCESSIONÁRIA SERÁ RESPONSÁVEL POR TODOS OS CUSTOS DE OPERAÇÃO, MANUTENÇÃO E INVESTIMENTOS, GARANTINDO A SUSTENTABILIDADE DO PROJETO A LONGO PRAZO. O PROCESSO DE CONCESSÃO SERÁ REALIZADO DE FORMA TRANSPARENTE E COMPETITIVA, ATRAVÉS DE UM PROCESSO LICITATÓRIO PÚBLICO.

O INTERESSE PÚBLICO É INDISCUTÍVEL NESTE CASO, UMA VEZ QUE, ALÉM RESGATAR O POTENCIAL TURÍSTICO E ECONÔMICO DA LOCALIDADE, DE FORMA EFICAZ E CONTÍNUA, PROPORCIONARÁ LAZER, CULTURA E ENTRETENIMENTO À POPULAÇÃO, PROMOVENDO ASSIM, DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO E SOCIAL.

DIANTE DA IMPORTÂNCIA HISTÓRICA, CULTURAL E TURÍSTICA DO FORTE SÃO MATEUS, E CONSIDERANDO A URGÊNCIA DE SUA REVITALIZAÇÃO, SOLICITAMOS AOS NOBRES PARES QUE APROVEM ESTE PROJETO DE LEI, GARANTINDO ASSIM A PRESERVAÇÃO DESSE PATRIMÔNIO PARA AS FUTURAS GERAÇÕES.


Informações dos trâmites da matéria
Data Sessão Expediente Fase Situação
07/08/2024 09:00:00     CADASTRADO  CADASTRADO 
08/08/2024 09:00:02     ARQUIVO PESQUISA  NADA CONSTA 
10/09/2024 09:00:04 0403ª (Quadringentésima Terceira) Sessão Ordinária da 16ª (Décima sexta) Legislatura (2021 - 2024) - 8º período (01/08/2024 A 20/12/2024) de 10 de Setembro de 2024. mais EXPEDIENTE  PAUTA  EXPEDIENTE 
10/09/2024 09:00:06     ENVIADO À COMISSÃO  PARA ANÁLISE 
06/11/2024 09:00:08     COMISSÃO DEVOLVE  PARECER FAVORÁVEL 
11/11/2024 09:00:12     ENVIADO À COMISSÃO  PARA ANÁLISE 
03/12/2024 09:00:14     COMISSÃO DEVOLVE  PARECER FAVORÁVEL 
05/12/2024 09:00:16 0424ª (Quadringentésima Vigésima Quarta) Sessão Ordinária da 16ª (Décima sexta) Legislatura (2021 - 2024) - 8º período (01/08/2024 A 20/12/2024) de 5 de Dezembro de 2024. mais ORDEM DO DIA - PARECER FAVORÁVEL DA COMISSÃO DE POLÍTICAS PÚBLICAS  PAUTA  APROVADO 
05/12/2024 09:00:18     REQUERIMENTO DE URGÊNCIA  TRAMITAÇÃO 
06/12/2024 09:00:20     OFÍCIO EXPEDIDO  TRAMITAÇÃO 
06/01/2025 09:00:22     OFÍCIO RECEBIDO  TRAMITAÇÃO 
11/02/2025 09:00:24     VETO MANTIDO  TRAMITAÇÃO 
Informações dos autores e subescritores
Nome Cargo Partido Autoria Ações

MIGUEL ALENCAR

PRESIDENTE

UNIÃO

Autor

Sessão: 0424/2024 - ORDINÁRIA

Expediente: ORDEM DO DIA - PARECER FAVORÁVEL DA COMISSÃO DE POLÍTICAS PÚBLICAS

Fase: PAUTA

Situação: APROVADO

Corpo da matéria

ART. 1º - NOS TERMOS DO ARTIGO 23, XVIII DA LEI ORGÂNICA DO MUNICÍPIO, FICA CONCEDIDO O DIREITO REAL DE USO DE ESPAÇO PÚBLICO, DESTINADO À OPERAÇÃO, MANUTENÇÃO E EXPLORAÇÃO POR CONCESSIONÁRIA PRIVADA DE ESPAÇO NO EMPREENDIMENTO PÚBLICO DENOMINADO FORTE SÃO MATEUS, LOCALIZADO NO CANTO DA PRAIA DO FORTE, BOCA DA BARRA, NO BAIRRO PASSAGEM.

PARÁGRAFO ÚNICO - A CONCESSÃO DE USO DE QUE TRATA O CAPUT DESTE ARTIGO, SERÁ A TÍTULO ONEROSO E SE REALIZARÁ MEDIANTE PROCESSO LICITATÓRIO.

ART. 2º - A CONCESSÃO DO ESPAÇO PÚBLICO A QUE SE REFERE O ARTIGO 1º DEVERÁ SER DISCUTIDA PELA DIREÇÃO DO ESPAÇO CULTURAL FORTE SÃO MATEUS E QUE PODERÁ SER DESTINADO À COLOCAÇÃO DE EQUIPAMENTOS E MOBILIÁRIO NECESSÁRIO PARA EXPLORAÇÃO DO SERVIÇO.

§ 1º - A DISPOSIÇÃO DE EQUIPAMENTOS E MOBILIÁRIO A SEREM UTILIZADOS NA INSTALAÇÃO DO EMPREENDIMENTO DEVERÃO CONSTAR DE RESPECTIVO PROJETO DE INSTALAÇÃO A SER APROVADO PELA DIRETORIA DO ESPAÇO CULTURAL FORTE SÃO MATEUS, PELA SECRETARIA DE CULTURA, RESPEITADOS OS DECRETOS DE TOMBAMENTO DO INSTITUTO DO PATRIMÔNIO HISTÓRICO E ARTÍSTICO NACIONAL – IPHAN E DO INSTITUTO MUNICIPAL DO PATRIMÔNIO CULTURAL – IMUPAC, ALÉM DE OBSERVADO O REGIMENTO INTERNO DO FORTE SÃO MATEUS, HOMOLOGADO PELO DECRETO 6.104 DE 21 DE OUTUBRO DE 2019.

ART. 3º - OS REQUISITOS PARA A EXPLORAÇÃO DOS SERVIÇOS SERÃO DISPOSTOS EM EDITAL DE LICITAÇÃO PRÓPRIO.

ART. 4º - A EXPLORAÇÃO DOS SERVIÇOS A SEREM PRESTADOS FICARÃO SUJEITOS À LEGISLAÇÃO E FISCALIZAÇÃO DO PODER CONCEDENTE, INCUMBINDO AOS QUE AS EXECUTAREM, A SUA PERMANENTE ATUALIZAÇÃO E ADEQUAÇÃO ÀS NECESSIDADES DOS USUÁRIOS.

ART. 5º - O EDITAL DE LICITAÇÃO, OBSERVADAS AS DISPOSIÇÕES DA LEI FEDERAL Nº 14.133/2021 E ATUALIZAÇÕES POSTERIORES E DA LEI ORGÂNICA DO MUNICÍPIO, CONTERÁ EXIGÊNCIAS RELATIVAS:

I - A OBSERVAÇÃO DA LEGISLAÇÃO RELATIVA À EXECUÇÃO DE OBRAS EM ESPAÇOS PÚBLICOS, OBEDECENDO, RIGOROSAMENTE, O PROJETO APROVADO?
II - AO FUNCIONAMENTO DAS ATIVIDADES NO PRAZO E NAS CONDIÇÕES ESTABELECIDAS NO INSTRUMENTO DE OUTORGA?
III - A NÃO UTILIZAÇÃO DO ESPAÇO CONCEDIDO PARA FINALIDADE DIVERSA DA APROVADA, ASSIM COMO A PROIBIÇÃO DE TRANSFERÊNCIA OU CESSÃO DO ESPAÇO OU DAS ATIVIDADES OBJETO DE EXPLORAÇÃO A TERCEIROS, AINDA QUE PARCIALMENTE;
IV - A AUTORIZAÇÃO E APROVAÇÃO PRÉVIA E EXPRESSA DA CONCEDENTE NAS HIPÓTESES DA REALIZAÇÃO DE EVENTUAIS BENFEITORIAS NA ÁREA CEDIDA, OBSERVADAS AS DISPOSIÇÕES CONTIDAS NO § 2º DO ART. 2º DESTA LEI?
V - AO CUMPRIMENTO DAS EXIGÊNCIAS IMPOSTAS COMO CONTRAPARTIDA, BEM COMO AO PAGAMENTO DOS TRIBUTOS INCIDENTES E TODAS AS DESPESAS DECORRENTES DA CONCESSÃO?
VI - A RESPONSABILIZAÇÃO DA CONCESSIONÁRIA, INCLUSIVE PERANTE TERCEIROS, POR QUAISQUER PREJUÍZOS DECORRENTES DA OCUPAÇÃO DO ESPAÇO, BEM COMO DO TRABALHO, SERVIÇOS E OBRAS QUE EXECUTAR?
VII - DESATIVAÇÃO POR PARTE DA CONCESSIONÁRIA DAS INSTALAÇÕES, INCLUSIVE COM A REMOÇÃO DOS EQUIPAMENTOS E MOBILIÁRIO, AO TÉRMINO DO PRAZO PACTUADO, SEM DIREITO A QUALQUER RETENÇÃO OU INDENIZAÇÃO, SEJA A QUE TÍTULO FOR, PELAS BENFEITORIAS, AINDA QUE NECESSÁRIAS, OBRAS E TRABALHOS EXECUTADOS?
VIII - A SUBMISSÃO POR PARTE DA CONCESSIONÁRIA À FISCALIZAÇÃO, INSPEÇÕES E VISTORIAS PERIÓDICAS DA CONCEDENTE, PRINCIPALMENTE QUANTO ÀS NORMAS DE SEGURANÇA E SAÚDE PÚBLICA?
IX - A MANUTENÇÃO DA PADRONIZAÇÃO E EXIGÊNCIAS TÉCNICAS ESTIPULADAS NO EDITAL?
X - A RESPONSABILIDADE DA CONCESSIONÁRIA DIANTE DOS ENCARGOS TRABALHISTAS, PREVIDENCIÁRIOS, FISCAIS E COMERCIAIS RESULTANTES, DIRETA OU INDIRETAMENTE, DA EXECUÇÃO DOS SERVIÇOS QUE SE PROPÕE A PRESTAR.

ART. 6º - O PODER EXECUTIVO PODERÁ, A QUALQUER TEMPO, INTERVIR NA CONCESSÃO, COM O FIM DE ASSEGURAR A ADEQUAÇÃO NA PRESTAÇÃO DOS SERVIÇOS, BEM COMO O FIEL CUMPRIMENTO DAS NORMAS CONTRATUAIS, REGULAMENTARES E LEGAIS PERTINENTES.

PARÁGRAFO ÚNICO. A INTERVENÇÃO SERÁ FEITA ATRAVÉS DE DECRETO, QUE CONTERÁ A DESIGNAÇÃO DO INTERVENTOR, O PRAZO DA INTERVENÇÃO E OS OBJETIVOS E LIMITES DA MEDIDA.

ART. 7º - EXTINTA A CONCESSÃO, POR QUAISQUER DOS MEIOS PREVISTOS EM LEI OU NO EDITAL DE LICITAÇÃO, RETORNAM AO PODER CONCEDENTE TODOS OS BENS REVERSÍVEIS, DIREITOS E PRIVILÉGIOS TRANSFERIDOS AO CONCESSIONÁRIO ATRAVÉS DO CONTRATO.

ART. 8º - A CONCESSÃO DE QUE TRATA ESTA LEI SERÁ OUTORGADA PELO PRAZO DE 05 (CINCO) ANOS, PRORROGÁVEL POR IGUAL PERÍODO.

ART. 9º - A CONCESSÃO ORA TRATADA SERÁ REGIDA E EMBASADA, NO QUE COUBER, PELA LEI Nº 14.133, DE 1º DE ABRIL DE 2021, COM SUAS ALTERAÇÕES POSTERIORES, PELO DECRETO 6.104 DE 21 DE OUTUBRO DE 2019, PELO EDITAL DE LICITAÇÃO E PELAS CLÁUSULAS CONTRATUAIS A SEREM FIRMADAS.

ART. 10 - O PODER EXECUTIVO REGULAMENTARÁ ESTA LEI, NO QUE FOR NECESSÁRIO.

ART. 11 - AS DESPESAS DECORRENTES DA EXECUÇÃO DESTA LEI CORREM POR CONTA DE DOTAÇÕES CONSTANTES NO ORÇAMENTO MUNICIPAL.

ART. 12 - ESTA LEI ENTRA EM VIGOR NA DATA DE SUA PUBLICAÇÃO, REVOGADAS AS DISPOSIÇÕES EM CONTRÁRIO.

Qual o seu nível de satisfação com essa página?

© 2025 NPI Brasil. Todos os direitos reservados.