PROJETO DE LEI : 0377/2023

Informações da matéria
Autor: OSEIAS RODRIGUES COUTO
Data: 18/12/2023
Visualizações:
Array
Ementa

INSTITUI O PROGRAMA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL E DE SUSTENTABILIDADE (PMEAS) EM TODOS OS NÍVEIS DE ENSINO DA EDUCAÇÃO BÁSICA DE CABO FRIO E DÁ OUTRAS PROVIDÊNCIAS.

Justificativa

O objetivo desta lei é destacar o debate, a discussão acerca de um possível diálogo entre a Educação Escolar (EE) e a Educação Ambiental (EA). Trata-se de compreendermos que os professores devem empenhar-se na busca da melhoria do planeta mediante a busca pela melhoria da qualidade de vida e pelas
melhores condições ambientais via campo da Educação Ambiental.

Entende-se que a Educação Ambiental pode mudar hábitos, transformar a situação do planeta terra e proporcionar uma melhor qualidade de vida para as pessoas. E isso, só se fará com uma prática de educação ambiental, onde cada indivíduo sinta-se responsável em fazer algo para conter o avanço da degradação ambiental. Foram considerados vários aspectos educacionais eambientais com a finalidade de discutir os pontos relativos à implementação da EA em EE, com uma ênfase maior em valores como cooperação, igualdade de direitos, autonomia, democracia e participação.

Desse modo, o aluno se disponibiliza a aprender com o próprio ambiente em sala de aula mediado pelo docente que deve relacionar o conteúdo ministrado à questões do cotidiano dos discente.

As oficinas devem se desenvolver apoiadas nas vivências dos alunos e dos fenômenos que ocorrem a sua volta, buscando encaminhá-los com o auxilio dos conceitos científicos pertinentes.

Enfim, a educação ambiental desperta no discente a consciência de preservação e de cidadania, o ser humano deve passar a entender, desde cedo, precisa cuidar, preservar e que o futuro depende do equilíbrio entre homem e natureza e do uso racional dos recursos naturais. O ambiente onde o ser humano habita deve estar em equilíbrio com o lugar onde se vive. E assim, o educador, deve ensinar ao discente, da forma mais simples possível, uma os elementos necessários ao aprendizado das questões ambientais.

Arquivos


Informações dos trâmites da matéria
Data Fase Vinculação Situação Observação
26/11/2023 09:00:00 CADASTRADO 
AGENTE: OSEIAS RODRIGUES COUTO
CADASTRADO   
27/11/2023 09:00:02 ARQUIVO PESQUISA  NADA CONSTA   
Informações dos autores e subescritores
Nome Cargo Partido Autoria Ações

OSEIAS DE TAMOIOS

VEREADOR(A)

PV

Autor

OSEIAS DE TAMOIOS

VEREADOR(A)

PV

Autor

Corpo da matéria

ART. 1º – FICA INSTITUÍDO PROGRAMA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL E DE SUSTENTABILIDADE (PMEAS) EM TODOS OS NÍVEIS DA EDUCAÇÃO BÁSICA QUE FUNCIONARÁ EM UM POLO MUNICIPAL.



ART. 2º – O PROGRAMA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL E SUSTENTABILIDADE (PMEAS) TERÁ COMO OBJETIVOS PRINCIPAIS:

I – A CONSCIENTIZAÇÃO PÚBLICA E FOMENTO PARA PRESERVAÇÃO DO MEIO AMBIENTE SOB A COORDENAÇÃO DA SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO DE CABO FRIO;

II – A CONSCIENTIZAÇÃO SOBRE OS PROBLEMAS AMBIENTAIS DA CIDADE, EM ESPECIAL, OS DA REGIÃO DO ENTORNO DE CADA UNIDADE ESCOLAR;

III – O DESENVOLVIMENTO EM TODA A COMUNIDADE ESCOLAR DO CONCEITO DE SUSTENTABILIDADE, COMO PRINCÍPIO DE SOBREVIVÊNCIA PARA A SOCIEDADE.



ART. 3º – O PMEAS PODERÁ FIRMAR PARCERIAS COM AS EMPRESAS E ÓRGÃOS PÚBLICOS E PRIVADOS, A FIM DE GARANTIR RECURSOS FINANCEIROS E HUMANOS PARA A EFETIVAÇÃO DE SUAS AÇÕES.



ART. 4º – O CONJUNTO DE ATIVIDADES A SEREM DESENVOLVIDAS NO PMEAS REFEREM-SE AS SEGUINTES INICIATIVAS:

I – FOMENTAR AÇÕES RELACIONADAS À RECICLAGEM DO LIXO;

II – DESENVOLVER AÇÕES DE PROTEÇÃO DO SOLO E DAS ÁGUAS;

III – DISCUTIR POLUIÇÃO DO AR E A POLUIÇÃO SONORA;

IV – PROTEGER A FAUNA E A FLORA;

V – AVALIAR AS AÇÕES AMBIENTAIS PROPOSTAS PELOS MOVIMENTOS EM DEFESA DO MEIO AMBIENTE;

VI – PRESERVAR O AMBIENTE NATURAL COM PRÁTICAS DE SUSTENTABILIDADE;

VII – CONSCIENTIZAR SOBRE A IMPORTÂNCIA DO MEIO AMBIENTE PARA SOCIEDADE, PROPORCIONANDO OPORTUNIDADES DE CONHECIMENTOS E VIVÊNCIAS QUE POSSAM PERMITIR O ENGAJAMENTO SOCIAL E AMBIENTAL;

VIII – PLANTAR MUDAS NATIVAS PARA REFLORESTAMENTO;

IX – FOMENTAR PRÁTICAS AMBIENTAIS, ATRAVÉS DE OFICINAS PARA ALUNOS DA EDUCAÇÃO BÁSICA;

X – AÇÕES AMBIENTAIS, EM GERAL, QUE POSSAM SER ALVO DE REFLEXÃO E APRENDIZADO PARA OS ALUNOS E COMUNIDADE.



ART. 5º – FICARÁ A CARGO DA SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO:

I – ESTABELECER AS NORMAS DE FUNCIONAMENTO;

II – RECEBER E APLICAR RECURSOS DO PMEAS, DANDO PUBLICIDADE AO MESMO E ARTICULANDO TODA A SUA IMPLEMENTAÇÃO E GERENCIAMENTO;

III – ORGANIZAR A AGENDA DE ATENDIMENTO ÀS ESCOLAS PARA DESENVOLVIMENTO DAS ATIVIDADES;

IV – INCENTIVAR AS UNIDADES ESCOLARES DA REDE MUNICIPAL DE ENSINO E DEMAIS REDES DE ENSINO A PARTICIPAÇÃO NAS ATIVIDADES DESENVOLVIDAS PELO PROGRAMA;

V – CRIAR POLÍTICA PÚBLICA DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL NO MUNICÍPIO.



ART. 6º – O FUNCIONAMENTO DO PMEAS ESTÁ RELACIONADO AO ATENDIMENTO A ALUNOS DA EDUCAÇÃO BÁSICA, PORTANTO SERÃO GARANTIDOS PELO FUNDO NACIONAL DE EDUCAÇÃO BÁSICA E DEMAIS RECURSOS DA EDUCAÇÃO.



ART. 7º – ESTA LEI ENTRA EM VIGOR NA DATA DE SUA PUBLICAÇÃO.



ART. 8º – FICAM REVOGADAS TODAS AS DISPOSIÇÕES EM CONTRÁRIO.

Qual o seu nível de satisfação com essa página?

ATRICON