Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga. Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga.
Informações da matéria
Autor: JOSÉ BONIFÁCIO FERREIRA NOVELLINO
Data: 10/05/2022
Visualizações:
Ementa

DISPÕE SOBRE VETO TOTAL AO PROJETO DE LEI Nº 345/2021, DE AUTORIA DO VEREADOR THIAGO VASCONCELOS LEITE PINHEIRO, QUE DISPÕE SOBRE A OBRIGATORIEDADE DA REALIZAÇÃO, NO ÂMBITO DO MUNICÍPIO DE CABO FRIO, DE QUE, QUANDO O MÉDICO OU DENTISTA SOLICITAR O HEMOGRAMA, REALIZE TAMBÉM A SOLICITAÇÃO DO EXAME DO PSA, NOS HOMENS, A PARTIR DE 45 ANOS, E DÁ OUTRAS PROVIDÊNCIAS. (OFÍCIO/GAPRE - CM Nº 100/2022)

Justificativa

CABO FRIO, 2 DE MAIO DE 2022.

OFÍCIO/GAPRE - CM Nº 100/2022

AO

EXCELENTÍSSIMO SENHOR

VEREADOR MIGUEL FORNACIARI ALENCAR

PRESIDENTE DA CÂMARA MUNICIPAL DE CABO FRIO

CABO FRIO RJ.

SENHOR PRESIDENTE,

AO RESTITUIR A VOSSA EXCELÊNCIA O ORIGINAL DOS AUTÓGRAFOS DO PROJETO DE LEI DE AUTORIA DO ILUSTRE VEREADOR THIAGO VASCONCELOS LEITE PINHEIRO QUE DISPÕE SOBRE A OBRIGATORIEDADE DA REALIZAÇÃO, NO ÂMBITO DO MUNICÍPIO DE CABO FRIO, DE QUE, QUANDO O MÉDICO OU DENTISTA SOLICITAR O HEMOGRAMA, REALIZE TAMBÉM A SOLICITAÇÃO DO EXAME DO PSA, NOS HOMENS, A PARTIR DE 45 ANOS, E DÁ OUTRAS PROVIDÊNCIAS, COMUNICO QUE RESOLVI VETAR TOTALMENTE O REFERIDO PROJETO, PELAS RAZÕES ESPECIFICADAS NO ANEXO.

VALHO-ME DO ENSEJO PARA REAFIRMAR A V.EXA. E SEUS DIGNOS PARES, MINHAS DEMONSTRAÇÕES DE ELEVADO APREÇO.

ATENCIOSAMENTE,

JOSÉ BONIFÁCIO FERREIRA NOVELLINO

PREFEITO

ANEXO AO OFÍCIO/GAPRE - CM Nº 100/2022

RAZÕES DO VETO TOTAL OPOSTO AO PROJETO DE LEI DE AUTORIA DO VEREADOR THIAGO VASCONCELOS LEITE PINHEIRO QUE DISPÕE SOBRE A OBRIGATORIEDADE DA REALIZAÇÃO, NO ÂMBITO DO MUNICÍPIO DE CABO FRIO, DE QUE, QUANDO O MÉDICO OU DENTISTA SOLICITAR O HEMOGRAMA, REALIZE TAMBÉM A SOLICITAÇÃO DO EXAME DO PSA, NOS HOMENS, A PARTIR DE 45 ANOS, E DÁ OUTRAS PROVIDÊNCIAS.

MUITO EMBORA DE LOUVÁVEL INSPIRAÇÃO, NÃO ME FOI POSSÍVEL OUTORGAR AO PROJETO A NECESSÁRIA SANÇÃO, EM FACE DO DESCOMPASSO ENTRE A NORMA PROPOSTA E O SISTEMA JURÍDICO VIGENTE CONSUBSTANCIADO NA CARTA MAGNA, NO TOCANTE À SEPARAÇÃO DOS PODERES E DAS ATRIBUIÇÕES E FUNÇÕES DOS ENTES DA FEDERAÇÃO E SEUS RESPECTIVOS ÓRGÃOS.

A PROPOSITURA OBJETIVA OBRIGAR OS ESTABELECIMENTOS DE SAÚDE PÚBLICA MUNICIPAL A SOLICITAR, JUNTAMENTE AO HEMOGRAMA DO PACIENTE, O EXAME DE PSA DOS HOMENS A PARTIR DOS 45 ANOS.

O REFERIDO PROJETO INTERFERE NO EXERCÍCIO DA ATIVIDADE DO PROFISSIONAL DE SAÚDE, QUE DIANTE DE UM CASO CLÍNICO CONCRETO, TERÁ RESTRINGIDA SUA ANÁLISE TÉCNICA PARA ATENDIMENTO, DEVENDO SOLICITAR O EXAME DE PSA, A FIM DE OBEDECER UM COMANDO LEGAL.

A PROPOSTA CUIDA DE TEMA RELATIVO À PROTEÇÃO E DEFESA DA SAÚDE, MATÉRIA ATRIBUÍDA À COMPETÊNCIA LEGISLATIVA CONCORRENTE DA UNIÃO, DOS ESTADOS E DO DISTRITO FEDERAL (ARTIGO 24, XII, DA CONSTITUIÇÃO FEDERAL), CABENDO À UNIÃO ESTABELECER AS NORMAS GERAIS E AOS ESTADOS EXERCER A COMPETÊNCIA LEGISLATIVA SUPLEMENTAR (§§ 1º E 2º DO ARTIGO 24).

NOS TERMOS DO SISTEMA CONSTITUCIONAL VIGENTE, AS AÇÕES E SERVIÇOS DE SAÚDE PRESTADOS PELO PODER PÚBLICO INTEGRAM UMA REDE REGIONALIZADA E HIERARQUIZADA E CONSTITUEM UM SISTEMA ÚNICO (SUS), COM DIREÇÃO ÚNICA EM CADA ESFERA DE GOVERNO, ATENDIMENTO INTEGRAL E PARTICIPAÇÃO DA COMUNIDADE (ARTIGO 198 DA LEI MAIOR).

É IMPERIOSO LEMBRAR QUE A SAÚDE É DIREITO DE TODOS E DEVER DO ESTADO E O ACESSO UNIVERSAL E IGUALITÁRIO AS AÇÕES E SERVIÇOS PARA SUA PROMOÇÃO, PROTEÇÃO E RECUPERAÇÃO ESTÃO GARANTIDOS PELO ARTIGO 196 DA CONSTITUIÇÃO FEDERAL.

POR OUTRO LADO, A MEDIDA SE REVESTE DE CUNHO EMINENTEMENTE ADMINISTRATIVO, CONFERINDO ATRIBUIÇÕES A ÓRGÃOS QUE INTEGRAM A ESTRUTURA ORGANIZACIONAL DA ADMINISTRAÇÃO, OU SEJA A SECRETARIA DA SAÚDE, CUJA DIREÇÃO DO SISTEMA ALUDIDO LHE COMPETE, NO ÂMBITO MUNICIPAL (ARTIGO 9º, III, DA LEI FEDERAL Nº 8.080, DE 19 DE SETEMBRO DE 1990).

PORTANTO, NÃO PODE O LEGISLADOR ALÇAR-SE À CONDIÇÃO DE AUTORIDADE DE SAÚDE, ROMPENDO A UNICIDADE E A COORDENAÇÃO DE FUNÇÕES PRÓPRIAS DO SISTEMA ÚNICO DE SAÚDE SUS, INTERFERINDO NAS ATRIBUIÇÕES DOS ÓRGÃOS RESPONSÁVEIS, EM CLARO DESACORDO COM A CONSTITUIÇÃO FEDERAL (ARTIGO 24, XII).

NESSA PERSPECTIVA, AO ATRIBUIR AS UNIDADES PÚBLICAS DE SAÚDE A OBRIGAÇÃO DE SOLICITAR, JUNTAMENTE AO HEMOGRAMA DO PACIENTE, O EXAME DE PSA DOS HOMENS A PARTIR DOS 45 ANOS, A PROPOSITURA TRADUZ NÍTIDA INGERÊNCIA DO LEGISLATIVO NA ESFERA DE COMPETÊNCIA DO EXECUTIVO, SUBVERTENDO SEUS CRITÉRIOS NO PLANEJAMENTO GLOBAL DA AÇÃO ADMINISTRATIVA, VIOLANDO, POR CONSEQUÊNCIA, O PRINCÍPIO DA HARMONIA E INDEPENDÊNCIA DOS PODERES PREVISTO NO ARTIGO 2º DA CONSTITUIÇÃO FEDERAL E ARTIGO 7º DA CONSTITUIÇÃO ESTADUAL.

OBSERVA-SE, EM ABONO DESSE ENTENDIMENTO, QUE A DISCIPLINA NORMATIVA PERTINENTE À CRIAÇÃO E À EXTINÇÃO DE ÓRGÃOS DA ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA SUBMETE-SE AO EXCLUSIVO PODER DE INICIATIVA DO CHEFE DO EXECUTIVO, CONSOANTE DISPÕE EXPRESSAMENTE O ARTIGO 61, §1º, II, E, DA LEI MAIOR, FEITAS AS NECESSÁRIAS ADAPTAÇÕES PARA A ESFERA MUNICIPAL, TENDO EM VISTA QUE OS ESTADOS-MEMBROS DEVEM OBEDECER ÀS NORMAS PERTINENTES AO PROCESSO LEGISLATIVO FEDERAL, INCLUSIVE AS REFERENTES À RESERVA DE INICIATIVA, CONFORME ITERATIVA ORIENTAÇÃO DO SUPREMO TRIBUNAL FEDERAL .

CUMPRE ENFATIZAR, AINDA, QUE AS ATIVIDADES DE DETECÇÃO E PREVENÇÃO DE DOENÇAS FAZEM PARTE DA ATENÇÃO BÁSICA OU PRIMÁRIA EM SAÚDE E ESTÃO NO ROL DAS AÇÕES QUE SÃO DESENVOLVIDAS NO ÂMBITO MUNICIPAL.

NÃO BASTASSEM OS VÍCIOS ACIMA APONTADOS, HÁ QUE SE CONSIDERAR, AINDA, QUE A CONCRETIZAÇÃO DA PREVISÃO NORMATIVA, NA FORMA COMO DETERMINADO PELA CÂMARA MUNICIPAL, CERTAMENTE IMPLICARIA EM AUMENTO DA DESPESA PÚBLICA.

A GERAÇÃO DE DESPESA PÚBLICA SEM A CORRESPONDENTE PREVISÃO DE FONTE DE CUSTEIO REPRESENTA EXPRESSA VIOLAÇÃO AO ART. 16 DA LEI DE RESPONSABILIDADE FISCAL, PORQUE, CONFORME DETERMINA O REFERIDO DIPLOMA, TODA GERAÇÃO DE DESPESA DEVE ESTAR ACOMPANHADA DA ESTIMATIVA DO IMPACTO ORÇAMENTÁRIO-FINANCEIRO NO EXERCÍCIO EM QUE DEVA ENTRAR EM VIGOR E NOS DOIS SUBSEQUENTES, ASSIM COMO DA DECLARAÇÃO DO ORDENADOR DE DESPESA DE QUE O AUMENTO TEM ADEQUAÇÃO ORÇAMENTÁRIA E FINANCEIRA COM A LEI ORÇAMENTÁRIA ANUAL E COMPATIBILIDADE COM O PLANO PLURIANUAL E COM A LEI DE DIRETRIZES ORÇAMENTÁRIAS, PRESSUPOSTOS QUE NÃO FORAM OBSERVADOS.

DESTA FEITA, O RESPECTIVO PROJETO DESCUMPRE O DISPOSTO NOS ARTS. 15 E 16 DA LEI DE RESPONSABILIDADE FISCAL, BEM COMO O ART. 167, I E II, DA CONSTITUIÇÃO DA REPÚBLICA FEDERATIVA DO BRASIL, VISTO QUE DEMANDARIA A DISPONIBILIDADE DE INVESTIMENTOS ESPECÍFICOS, O QUE, CONSEQUENTEMENTE, GERARIA AUMENTO DE DESPESA, SEM A CORRESPONDENTE PREVISÃO DE FONTE DE CUSTEIO.

ASSIM, SENHORES PARLAMENTARES, POR ABSOLUTA INCONSTITUCIONALIDADE, VETO INTEGRALMENTE O PROJETO DE LEI APRESENTADO, SUBMETENDO-O À APRECIAÇÃO DOS MEMBROS DESSA CASA DE LEIS, AGUARDANDO SUA ACOLHIDA NOS TERMOS DAS RAZÕES EXPOSTAS.

JOSÉ BONIFÁCIO FERREIRA NOVELLINO

PREFEITO


Informações dos trâmites da matéria
Data Sessão Expediente Fase Situação
12/05/2022 09:00:00 0217ª (Ducentésima Décima sétima) Sessão Ordinária da décima sexta legislatura (2021-2024) - 3º período (01/02/2022 À 15/07/2022) de 12 de Maio de 2022. mais EXPEDIENTE  PAUTA  EXPEDIENTE 
12/05/2022 09:00:02     ENVIADO À COMISSÃO  PARA ANÁLISE 
05/07/2022 09:00:04 0231ª (Ducentésima Trigésima Primeira) Sessão Ordinária da 16ª (Décima Sexta) Legislatura (2021 - 2024) - 3º período (01/02/2022 A 15/07/2022) de 5 de Julho de 2022. mais ORDEM DO DIA - PARECER FAVORÁVEL DA COMISSÃO DE CONSTITUIÇÃO E JUSTIÇA  PAUTA  ORDEM DO DIA 
05/07/2022 09:00:06     1ª VOTAÇÃO  APROVADO 
Informações dos documentos complementares vinculados
Data Descrição Resumo Tipo Ações

15/09/2021

PROJETO DE LEI: 0345/2021

DISPÕE SOBRE A OBRIGATORIEDADE DA REALIZAÇÃO, NO ÂMBITO DO MUNICÍPIO DE CABO FRIO, DE QUE, QUANDO O MÉDICO OU DENTISTA SOLICITAR O HEMOGRAMA, REALIZE TAMBÉM A SOLICITAÇÃO DO EXAME DO PSA, NOS HOMENS, A PARTIR DE 45 ANOS, E DÁ OUTRAS PROVIDÊNCIAS.

Matérias

Qual o seu nível de satisfação com essa página?

© 2025 NPI Brasil. Todos os direitos reservados.